Eficiência e Sustentabilidade para seus processos com os Trocadores Heatrio
Os trocadores de calor a placas são equipamentos utilizados em diversas aplicações industriais, desempenhando um papel fundamental na eficiência energética e na sustentabilidade dos processos.
Princípio de Funcionamento:
Está baseado na transferência eficiente de calor entre dois fluidos (quente-e-frio) sem que eles se misturem. O fluido quente e o fluido frio, fluem em canais alternados através das superfícies das placas corrugadas do trocador. O calor é transferido do fluido quente para o fluido frio através do fluxo de calor que passa através das placas, permitindo o resfriamento e aquecimento simultâneo dos fluidos utilizados.
Os principais componentes de trocadores de calor Gaxetados:
- Placas de troca térmica:
- Desempenham um papel fundamental na eficiência de troca de calor e resistência mecânica do equipamento. Podem ser fornecidas em diversas corrugações, espessuras e ainda podem ser selecionadas em diversos materiais, incluindo materiais exóticos.
- Placas de Estrutura e de Pressão:
- Responsáveis pela configuração mecânica do conjunto servindo para comportar o pacote de placas de troca térmica fixando-as por meio de tirantes. Podem ser fornecidas em diferentes materiais e para diferente níveis de pressão e vazão.
- Gaxetas:
- Asseguram a vedação entre as Placas de troca térmica. Podem ser fornecidos em diferentes materiais, geometrias e espessuras dependendo da composição físico-química dos fluidos utilizados.
Benefícios do uso de Trocadores de Calor a Placas:
- Flexibilidade:
- São adequados para um range amplo de aplicações e fluidos, independentemente, da Indústria e/ou aplicação;
- Eficiência Energética:
- Os trocadores de calor a Placas oferecem alta eficiência na transferência de calor devido ao regime de escoamento turbulento gerado pelo design corrugado das placas;
- Facilidade de Instalação & Manutenção:
- O design compacto requer um “footprint” reduzido para instalação e a fácil capacidade de desmontagem permite que os componentes sejam removidos para limpeza, reparos e/ou substituídos;
- Redução do Capex:
- Investimentos menores em tubulações e quantidade de materiais, especialmente, em processos e aplicações que demandam materiais exóticos como, por exemplo, a Indústria Offshore dentre outras;
- Redução do Opex:
- Devido a facilidade de desmontagem e operação em regime turbulento, o Opex de sua operação será otimizado pela redução do tempo de intervenção, pela redução do número de intervenção e pelo menor consumo de meios de aquecimento / resfriamento.